A Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) conhecida como microagulhamento é um procedimento dermatológico realizado por meio de um rolo ou caneta com microagulhas.

O objetivo desse procedimento é causar pequenos danos na pele, visando um processo de regeneração da pele por meio do estímulo à liberação de colágeno que também ajuda a restaurar o local danificado que está recebendo o tratamento. Além de aumentar a disponibilidade de colágeno, o microagulhamento também pode ser utilizado para abrir microscópicas passagens na pele para que sejam aplicadas substâncias tópicas, o chamado Drug Delivery.

Pelo estímulo à produção de colágeno, o microagulhamento é indicado para quem deseja rejuvenescer, acabar com as rugas e melhorar linhas de expressão. No entanto, esse procedimento pode ser feito em casos de melasma, estrias, cicatrizes de acne e na diminuição dos poros. Há também tratamentos capilares para a calvície que são feitos por meio do microagulhamento.

Como é o procedimento e a duração dos resultados?

Antes de tudo, é necessário fazer uma visita ao dermatologista para uma avaliação. Caso o procedimento seja indicado, há um preparo da pele que é feito de 15 a 21 dias antes, com o uso de cremes indicados pelo médico.

No dia do procedimento, não se preocupe com a dor. As agulhas são bem pequenas e além disso, usa-se um gel anestésico. O paciente deve ficar atento às recomendações do dermatologista e não usar maquiagem durante 24 horas. No dia seguinte, é recomendado o uso do protetor solar e dos outros produtos prescritos.

Em 15 dias, os resultados de redução de manchas e rejuvenescimento da pele poderão serem notados. O pico de produção de colágeno no local do tratamento geralmente acontece três meses após o procedimento e tem duração aproximada de oito meses.

O microagulhamento é um procedimento seguro que apresenta bons resultados nas primeiras sessões, principalmente para quem busca uma pele mais firme e rejuvenescida.